Muitas pessoas não sabem, mas a Bíblia Sagrada aborda o tema das relações no trabalho.
O patrão é orientado para ser justo e correto.
Deve pagar pelo trabalho realizado por seus empregados, de acordo com o combinado na hora da contratação.
Se não agir assim, o patrão estará em desobediência aos ensinamentos do Senhor.
Na Bíblia consta em Tiago 5:4 – “Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos e que vocês retiveram está clamando contra vocês e o lamento dos ceifeiros chegou até os ouvidos do Senhor dos Exércitos”.
O empregado também recebe orientação sobre a postura que deve adotar.
Ele deve agir com sabedoria e temor de Deus e deve trabalhar de forma que honre o nome do Senhor.
É preciso que respeite o patrão e trabalhe como sendo para Deus.
Deve agir assim independentemente do tipo do patrão que tenha.
Todos os que seguem a Cristo tem a responsabilidade de agir de acordo com os seus ensinamentos.
Nossa vida deve espelhar a glória do Senhor, quer sejamos patrões ou empregados.
No livro de Mateus 7:12 está escrito: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas”.
Todo aquele que se emprega com alguém para trabalhar em troca de um salário, assume responsabilidade para com o seu empregador.
Por isso o empregado deve realizar o seu trabalho com temor e tremor ao Senhor, ou seja, não negligenciar em suas responsabilidades o que é condenável por Deus.
Em 1 Timóteo 6:1 está: - “Aqueles que são empregados devem tratar o empregador com todo o respeito, para que ninguém fale mal do nome de Deus e dos seus ensinamentos”.
O empregado tem que trabalhar, sem fingir ser amigo do patrão quando está diante dele, enquanto fala mal dele quando ele não está presente.
A obediência deve ser prestada ao seu superior como também é a Cristo.
Aqueles que diminuem o seu volume de trabalho quando não estão sob a supervisão de um chefe, mas trabalham bem quando estão sendo vigiados, cometem o erro de buscar um louvor que não fazem por merecer.
Em Provérbios 10: 4 e 5 está escrito: “O preguiçoso fica pobre, mas quem se esforça no trabalho enriquece. Quem tem juízo colhe no tempo certo, mas quem dorme na época da colheita passa vergonha”.
Os que procuram ganhar a simpatia das pessoas que estão em posição de autoridade, estão buscando agradar aos homens, mas não a Deus.
Esse tipo de atitude, não apenas retira do trabalho toda a sua dignidade, como também se acha muito aquém do que Cristo espera de um empregado cristão.
A Bíblia diz em Colossenses – 3: 22 e 23 – “Empregados em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm no Senhor. O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas”.
Como empregado o importante não é apenas o que ele faz, mas a atitude com que faz.
É isso que significa servir fazendo a vontade de Deus.
O empregado deve ter sempre como objetivo os interesses do seu patrão.
Sua responsabilidade perante o Senhor é oferecer ao patrão sempre o melhor de si, independentemente se o patrão é muito exigente ou não.
O seu serviço deve ser caracterizado por um constante esforço para alcançar o máximo em tudo que fizer, isso será muito bom para o seu empregador, mas, acima de tudo, servirá para revelar o seu verdadeiro relacionamento com Cristo.
É seu dever respeitar o patrão e receber instruções sem reclamar.
Fazendo assim, seremos testemunhas de Deus e prova viva do poder de Jesus Cristo.
“Que os funcionários obedeçam aos seus empregadores e os agradem em tudo. Que não sejam respondões, nem roubem os seus patrões. Pelo contrário, que mostrem que são sempre bons e fiéis em tudo o que fazem. Desse modo, por causa das coisas que eles fizerem, todos falarão bem da doutrina a respeito de Deus, o nosso Salvador”.
Tito – 2: 9 e 10
24 comentários:
Que palavras sábias , para uma reunião .meu parabéns
Curtam estas maravilhas
Palavras abençoadas,me ajudou bastante com uma dúvida. Obrigada.😘
E quando a empresa e desorganizada e sobrecarrega o funcionario,o mesmo tem que aceitar tudo sem hesitar?
Se a empresa esta sendo desorganizada. Você que consegue ver onde está o erro chame o responsável e comunique a falha e que você está sobrecarregado. Se você de fato tiver razão e ele não der ouvido sugiro se tiver como procurar outra empresa em que você sinta confiança e segurança em sua logistica. Chame atenção com sabedoria no intuito de ajudar a corrigir não como uma queixa e insatisfaçao.
Se a empresa esta sendo desorganizada. Você que consegue ver onde está o erro chame o responsável e comunique a falha e que você está sobrecarregado. Se você de fato tiver razão e ele não der ouvido sugiro se tiver como procurar outra empresa em que você sinta confiança e segurança em sua logistica. Chame atenção com sabedoria no intuito de ajudar a corrigir não como uma queixa e insatisfaçao.
Verdade já havia feito um estudo sobre isso e sempre me ajudou,procuro sempre Dar o meu melhor,fazendo as coisas bem feitas,não só na hora que o patrão esta perto porque Deus sempre esta nos vendo,é o que não queremos pra nós,não podemos querer para os outros,amei este estudo.
Muito bom ! Como a
Palavra de Deus e atualizada Hem !
Faça sua parte na hora certa o Senhor te honrará.
Boa noite.
E se o patrão humilha o funcionário com palavras vulgares não respeitando.
E sobre tudo recebendo indiretas tipo:preserve seu trabalho,pois tem muitos querendo está nele,sobrecarregando o funcionário com desvio de função.
E necessário respeita-lo mesmo assim?
Isso se aplica aos escravo de antigamente, vivemos em novo tempo e somos funcionários, hoje em dia os empregadores cometem injustiça com os funcionários e oque resta é colocá-lo na justiça.
Resumindo a bíblia fala sempre que o empregado tem que honrar seu patrão mais nada acontece com o patrão fraudulento nada mesmo!
Tirei minhas férias em janeiro voltei das férias em fevereiro e não recebi nada e aí KD a justiça de Deus ?
Meu patrão tá cada vez mais rico e minha família passando necessidades e eu não tenho a quem recorrer KD Deus ?
KD sua justiça ?
Sempre fui correto e só me ferro sendo assim não vejo Justiça e por essas e outras que eu saí da igreja e hoje não tenho prazer nem um na igreja pelo contrário quero distância de tudo isso pois a única justiça que existe é a justiça dos homens.
Eu se que só somos bons para o patrão enquanto podemos servir eles se fica doente vc não serve mais pra Deus não e assim fala que devemos trabalhar como trabalhamos para Deus !!!! Deus e amor não explorador sem educação e grosso e nem entrao .....
Tretas !! Você devia ter determinados patrões !
Não fale dessa forma de Deus, Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre, para julgar as nossas causas trabalhistas tem a justiça dos homens, procure seus direitos Deus ñ tem culpa, Ele ama vc, tire essa revolta do seu coração e verá a luz de Deus brilhar na sua vida. Deus é justa nós somos falhos Ele não. Que Deus te abençoe sempre.
Amei o estudo, obrigada estava precisando, que Deus continue abençoando a sua vida.
Muito esclarecedor o que estava procurando um versículo que fala sobre patrão x funcionário fique satisfeita com a solicitação .Deus abençoe .
Meu esposo trabalha na empresa do pai dele, de domingo a domingo pq ele não dá folga diz que não tem necessidade de estar em casa com a família, tbm nunca pagou umas férias, nem o décimo pros filhos, só pros funcionários normal entende, alega que as coisas tão difíceis, mais ele já comprou três caminhões e quatro carros e casas,no domingo qdo meu marido vai não recebe nada, nós somos cristãos, ele não eu fico muito revoltada com isso, as vezes meu marido perde cultos pra dá conta de fazer o que ele quer, e se não for no domingo ele já chegou a suspender meu esposo três dias de trabalho.Que tipo de patrão faz isso com os da própria família, principalmente com meu esposo q é cristão, com os outros dois filhos nem tanto é mais maleável, até os poupa,eu me sinto no Egito no governo de faraó.
Deus não se deixa escarnecer...se lembre q Davi tbm foi hostilizado pelo pai, sozinho cuidava do rebanho, passou por perigos, solidão, distanciamento da família...Ele suportou o tempo da injustiça, sem se revoltar..mas ao final, quem reinou? Quem inverteu os papéis de domínio e poder? Como são cristãos, continue crendo q Deus é q muda nossa história, sem confusão....se nós mesmos, pela nossa força, impormos as mudanças... é provável q aconteça, mas certamente debaixo de turbulências, desarranjo familiar e mágoas. Entrega nas mãos do Senhor, seja fiel e ele mudará a história.
Que lixo! onde fala que o patrão precisa respeitar o empregado, pagar o salário correto e valorizar o trabalho?
EM ALGUNS COMENTARIOS ACIMA.
ORE A DEUS E PROCURE OUTRA EMPRESA QUE O SENHOR LHE ABRIRÀ AS PORTAS. AMEM
DEUS LHE ABENÇOESEMPRE
Uai saiu da igreja?como assim que culpa tem Deus dessa situação? acho que saiu do lugar errado o certo seria sair do emprego se sente tão lesado, Deus não tem obrigação com escolhas erradas tenha atitude peça ele direção ao invés de pedir justiça, Deus faz o impossível e não o que podemos fazer.
NÃO LHE CONHEÇO, MAS DEUS IRA TE HONRAR MUITO.
Aí você procura seus direitos
Postar um comentário