quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O papel da Mulher

O Papel da Mulher Cristã
Hoje as mulheres estão bem mais interessadas em carreiras profissionais e menos desejosas do papel no lar. Porém cada um tem a sua importância. Qual será então, o papel da mulher cristã? Avaliaremos dentro de três áreas: Papel da mulher no lar, papel da mulher na igreja e o papel da mulher na sociedade.
I. O papel da mulher no lar
Toda mulher tem uma função dentro da família. Algumas são:mães, irmãs, tias, primas, avós… Mas todas nós somos Filhas.
Qual o papel da mulher no lar?
Existem vários papéis que a mulher pode assumir; mas me deterei em três deles.
• Papel da mãe:
Ensinar seu filho no caminho do Senhor. Pv 22.6
As mães têm uma grande responsabilidade e privilégio; ensinar os seus filhos no caminho do Senhor. Leia também Dt 6.5-9. Mãe aproveite para ensinar seu filho no caminho do Senhor. Reunia-se com eles para ler a Bíblia e orar. Ensine-lhes durante o dia, no caminho, etc.
Desafio: Reunia-se com seu Filho, leia a Bíblia e ore com ele.
Disciplinar seus filhos. Pv 13.24; Pv 19.24; Ef 6.4
Disciplinar é forma de mostrar amor para seus filhos. Como Deus nos ama, Ele nos disciplina. A mãe que ama o filho usa a vara. Pv 22.15Pv 23.13,14Pv 29.15, 17
 Não irritar os filhos. Cl 3.21Ef 6.4
Isso não significa fazer o que o filho deseja, ou o que ele não. Mas significa não fazer qualquer coisa que venha desonrar o nome de Cristo! Ex: Uma mãe que ensina que não deve mentir, mas mente. Com certeza está irritando seu filho com seu mau procedimento.
• Papel da esposa:
Ser submissa ao seu marido Ef 5.22; Cl 3.18
Ser submissa não é um papel desprezível. Não significa humilhar-se perante o homem. Mas sim, auxiliar o esposo. Porque Deus criou a mulher para ser auxiliadora. Gn 2.18 ”Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. A mulher tem essa tarefa importantíssima!!!! Auxiliar! Quantas vezes o marido está indo por um caminho errado, e a mulher percebe e o ajuda
Respeitar o marido Ef 5.33
Isso significa praticamente não desonrar o marido. Ás vezes, as mulheres se reúnem para falar mal de seus maridos. Será que ela está respeitando? Claro que não.
 Amar seu marido Tt 2.3-4
Amar é fazer o melhor para o outro. Isso não significa fazer tudo o que outro quer. Mas agir em seu benefício próprio. Para discutir: De que maneira você pode expressar amor pelo seu marido?
ST-Se você não é mãe, nem esposa. Mas todas as mulheres são filhas!
• Papel da filha:
 Ouvir a instrução dos pais. Pv 1.4Pv 6.20Pv 13.1Pv 23.22
Os pais por serem mais experientes têm conselhos bons pra os filhos. E querem o bem dos filhos. Quem aceita a instrução e a repreensão é sábio. Pv 19.20
 Obedece a seus pais Ef 6.1Cl 3.20
Isso deve ser feito com alegria e lembre-se: obedecer em tudo… Isso é mandamento para as filhas hoje também!
 Honra pai e mãe Ef 6.2,3Êx 20.12
Honra é mais do obedecer. É respeitar, considerar, amar. Pv 15.20-Quem despreza os pais não é sábio. Não despreze seus pais. Pv 19.26; Pv 20.20Pv 30.11; 17
ST: Já vimos o papel da mulher no lar. Como mãe, esposa e filha. Mas qual o papel da mulher na Igreja?
II. O papel da mulher na Igreja:
Alguns pensam que as mulheres podem fazer de tudo que o homem faz. Outros crêem que há restrições. Mas o que a Bíblia ensina?
I Coríntios 12.1-12; Rm 12.3-8;Ef 4.7-13 fala que Deus deu dons a cada salvo. Então cada pessoa tem pelo menos um dom. Se tem dom, também tem uma tarefa a executar… Mas qual?
I Tm 2.12 diz que a mulher não deve exercer autoridade de homem. Logo, ela não pode ser pastora. E na Bíblia não vemos nenhum exemplo de Deus chamando pastoras.
Mas mesmo assim, há muita coisa que a mulher pode e deve fazer.
ST-Qual será então, o papel da mulher dentro da igreja?
 Servir em diversos ministérios na Igreja Local
Como nós já vimos Deus deu dons a todos. Logo, todas nós temos pelo menos um dom. você não pode dizer: “Ah, não posso fazer nada!”. Lembre-se Deus nos salvou para servir e não para esquentar banco.
Na Bíblia temos exemplos de mulheres que estavam servindo: Débora, a juíza Jz 4 e 5; Febe Rm 16.1; Priscila Rm16.3, Maria Rm 16.6, Trifena, Trifosa e Pérside Rm 16.3; Evódia e Síntique Fp 4.2,3
Há várias coisas que podemos fazer dentro da igreja: *Classe Infantil; *Ensino na EBD; *Secretaria da Igreja e EBD; *Músicas (regente de coral, intrumentistas); *Ornamentação; *Missões (trabalhar num departamento de missões, informando à igreja sobre o campo e os missionários)…
O que você tem feito? Cada um tem a responsabilidade de servir!
Lembre-se: cada um dará contas de si mesmo a Deus. Rm 14.10,12. E estaremos perante o tribunal de Cristo, prestando contas. I Co 3.9-15
ST-Mas além de servir em diversos ministérios da Igreja local. Há outras formas de servir.
 Contribuir: II Co 9.6 e 7
Uma maneira específica de servir é a contribuição. Devemos contribuir com Igreja Local, com os nossos dízimos e ofertas. Se alguém não contribui está roubando de Deus. Ml 3.8. Pois Deus nos dá todas as coisas. E o que Ele requer de nós é devolvemos os 10% e o que senti no coração de ajudar. Pv 3.9 e 10. Contribuir é uma maneira de expressar gratidão a Deus.
Outra maneira de contribuir é ajudar na obra missionária. Há tantos missionários precisando!!! A Bíblia que aquele que anuncia o evangelho viva do evangelho. E quem vai sustentar os missionários. Deus pode usar você!
ST-Outra maneira de servir é:
 Hospedar pessoas Rm 12.13
Ex: A Sunamita que hospedou o servo de Deus e até construiu um quarto para ele II Rs 4.10; Ex2: Lídia convidou Paulo para ficar hospedada na sua casa At 16; Ex3: Ninfa Cl 4.15; Ex4:Júlia e a irmã de Nereu. Rm 16.15. Hospedar vai além de oferecer refeição pra alguém na sua casa. E dar-lhe também atenção. Quem recebeu melhor Jesus? Marta ou Maria?
E você, o que tem feito? Vamos convidar outras pessoas para nossa casa. Receba as pessoas que vem na sua casa! Desafio: Convide outra família pra um almoço em conjunto.
ST-Você também pode servir:
 Orar por outras pessoas. Ex: Paulo orava sempre pelos irmãos Fp 1.9I Ts 1.2
Orar pelos irmãos da sua igreja. Tg 5.16 (Orai uns pelos outros). Orar pelos missionários. Para isso, é importante conhecer as necessidades de nossos irmãos. Ouvi seus pedidos, dar-lhe atenção e orar pelos nossos irmãos. Quando foi a última que você orou por alguém? Desafio: Sempre que lembrar de alguém ore por esta pessoa! A oração tem poder!
ST-E na sociedade? Há alguma coisa que a mulher pode fazer?
III. O papel da mulher no mundo
Sim, há muita coisa que a mulher pode fazer no mundo. Uma delas, a qual é a mais anunciada é:
 Pregar o evangelho Mc 16.15
Há muitas pessoas carentes da salvação; clamando por alguém que lhes fale de Cristo!
Quantas pessoas nunca ouviram o verdadeiro evangelho? Não pense só nas pessoas longe de você. Lembre-se dos seus colegas de trabalho, vizinhos, amigos, parentes. Todos precisam ouvi o verdadeiro evangelho. Ex: Conheci uma pessoa que só foi ouvi o evangelho já com 30 anos. Será que nenhum crente, encontrou com ela?
Talvez você diga: Ah, não sei falar. Êx 4.11 e 12. Foi Deus quem fez a boca do homem. Devemos ir, e Deus colocará na nossa boca o que precisamos falar.
Eis aqui um plano de evangelismo que pode te ajudar:
1. Mostre para a pessoa que ela tem pecado Rm 3.2310-12; I Jo 1.8,10Tg 2.10
2. O pecado tem conseqüências Rm 6.23Ez 18.20Rm 5.12
3. Cristo pagou a pena do pecado Jo 3.16; Rm 5.7,8; Is 53.6
4. É necessário arrependimento dos pecados e fé em Jesus. Jo 1.12; Rm 10. 9,10; At 16.31
5. A certeza da salvação Jo 3.36; I Jo 5.13; Jo 10.28-29
Desafio: Compartilhe nesta semana o evangelho com alguém.
ST-Mas, além de pregar o evangelho. Outra coisa que as mulheres podem e devem fazer no mundo é:
Praticar boas obras Ef 2.10; Tt 3.14
Isso é algo muito pouco falado. Mas Deus nos escolheu pra sermos zelosos de boas obras Tt 2.14. Devemos sempre lembrar disso.
Ex: Dorcas fazia roupas para a sua comunidade At 9. 36-43. Ex2: A mulher virtuosa executa bondade ao pobre Pv 31.10
Será que você tem sido zelosa das boas obras? Se você sabe costurar, pode fazer roupas pra seu bairro. Ou pode doar roupas pra pessoas carentes. Se você sabe ensinar pode ajudar outros que estão precisando.
Pode também ajudar outros doando feiras. (Pv 3.28; Pv 11.24-26; Pv 14.21; Pv 19.17; Pv 28.27). A pessoa generosa é abençoada, e nunca terá falta de nada!
Desafio: Faça algo pelas pessoas a sua volta. Ajude alguém.
ST-Outra coisa que nós podemos fazer em qualquer hora e lugar pela nossa sociedade é:
 Orar: I Tm 2.1-2
É muito fácil reclamamos de nossa sociedade, governo, prefeito, dos acontecimentos atuais. Mas quantas vezes você já orou por estas pessoas e pela a situação atual de nossa sociedade?
A Bíblia exorta a orarmos pelas autoridades: prefeitos, governadores, presidentes… Por isso, ao invés de reclamamos, vamos orar por eles. E também pelas pessoas ao nosso redor. Quantas pessoas perdidas!!!! Vamos orar. Mt 21.22Tudo que pedirdes em oração, crende receberei Lembre-se de que Deus é poderoso para fazer qualquer coisa.
Desafio: Ore hoje pelo seu prefeito, governador, colegas de trabalho e outras pessoas que estão ao seu redor!
A mulher tem um papel muito importante no lar, na igreja e na sociedade. Use suas habilidades e dons que Deus te deu para servir e atuar em cada lugar. Vamos sempre servir ao Senhor!
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.” Colossenses 3.22,23
Mis. Rosangela da Silva Feitosa
10.10.11 (Segunda)

Vida Nova



"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as
coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2
Coríntios 5:17).


Todas as gerações pensam que suas transgressões são novas.
Elas não são. Nós continuamos cometendo os mesmos erros de
geração em geração. Eu gosto muito de um poema que Rudyard
Kipling escreveu anos atrás. O poema dizia:


As artes que nós chamamos modernas;
Os crimes que nós chamamos novos;
John Bunyan tinha-os escritos e arquivados
Em 1682."


Sim, nada tem mudado desde muitos séculos atrás. O mundo
continua o mesmo, os enganos continuam os mesmos, o pecado
continua afastando os homens de Deus. Estes, longe da
presença do Senhor, continuam tristes e sem perspectivas,
desanimados e sem rumo, indiferentes e sem luz, morrendo sem
gozar a vida abundante e eterna.


Mas, não precisa ser assim. Tudo pode mudar. A paz pode
renascer. A alegria pode ser restaurada. A fé e a esperança
podem reassumir seus lugares. As bênçãos podem ser reais e
definitivas.


Jesus veio mudar o panorama do mundo. Veio pagar o preço de
nossos erros antigos, para que os acertos fossem novos. Veio
aniquilar as angústias e decepções, para que a felicidade
fosse nova. Veio iluminar o caminho dos perdidos, para que a
Sua luz os conduza por caminhos novos de vitórias.


E como podemos viver nesses tempos modernos de refrigério?
Como podemos desfrutar da alegria da salvação? Como podemos
deixar, para o passado, todos os momentos de inquietudes,
frustrações e derrotas? Como podemos ter, na prática, vidas
novas e felizes?


Recebendo Cristo, nosso Senhor e salvador, dentro de nossos
corações. Uma atitude nova que produzirá transformações que
permanecerão para sempre.


Você quer viver a tristeza do passado ou o regozijo de uma
vida nova em Cristo?


*****
Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias
e não participar de listas, basta preencher o link indicado
no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem
diária.
*****

Blog do Para Refletir. Faça uma Visita!Blogger
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Entusiasmo Necessário



"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da
incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece
para sempre" (1 Pedro 1:23).


Não existe, talvez, uma cidade no mundo cujos tesouros de
arte sejam tão apreciados como Florença, Itália. Conta-se
que um americano visitou o Palácio de Pitti e, depois de
contemplar uma grande quantidade de pinturas ali existentes,
disse para seu guia: "São estas as grandes obras-primas às
quais todos se referem? Eu não vejo nada nelas que possam
despertar meu entusiasmo". "Não são as pinturas que estão em
julgamento, senhor", respondeu o guia, "mas, o senhor que as
contempla". Assim é com a Palavra de Deus. Às vezes nós
encontramos escarnecedores, homens que zombam da revelação
divina, que dizem não sentir entusiasmo pela Bíblia. Mas a
Bíblia não está em julgamento. Quer os homens acreditem ou
não, ela é a Palavra de Deus que "vive para sempre".


Em que estamos acreditando? Em que temos posto nosso
entusiasmo? Nas coisas fúteis e passageiras deste mundo, que
nada de bom podem nos oferecer e que a lugar algum podem nos
levar, ou nas coisas do Senhor, que transformam nossos dias,
que alegram nossos corações, que nos mostram o caminho para
a vida eterna?


Às vezes nos sentimos abatidos, sem forças para seguir em
frente, sem a motivação necessária para lutar por nossos
sonhos e objetivos. E por que nos sentimos assim? O que está
faltando que seja capaz de despertar nosso entusiasmo?


Provavelmente o que nos falta é a presença do Senhor, a
esperança no cumprimento de Suas promessas, a confiança de
que todas as coisas dependem dEle, a fé que torna possível
uma vida de vitórias e conquistas.


Assim como aquelas obras de arte dependiam de um olhar
entusiasmado para reconhecer o seu valor, da mesma forma o
nosso entusiasmo nos conduzirá a uma vida de plena
felicidade no Senhor... para sempre.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SOLIDÃO


"Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito." (Sl 25:16)
Meditando sobre a última mensagem do Mário (Amigo) me perguntei por que algumas vezes dá a impressão que os amigos somem. Algumas vezes, quando os problemas nos assaltam, outras vezes, parece não haver motivo. Algumas vezes, por um curto tempo, outras vezes, parece que você fica anos sem experimentar um relacionamento que você possa classificar de amizade verdadeira.
Questionando a Deus o por quê dessa experiência, sabendo que nada que nos acontece se perde em vão, mas pode ser usado por Deus e transformado em bem (Romanos 8:28), recebi o esclarecimento ao ler esse salmo.
O salmista está clamando pela presença e auxílio de Deus.
Períodos de solidão devem ser transformados em oportunidades de experimentar a presença e o auxílio de Deus. Momentos de receber diretamente dEle ao gastar o tempo em oração e súplica. Momentos em que a nossa alma compreende e se convence que não foi ajuda humana que nos sustentou mas foi o próprio amor de Deus. Momentos que a fome de significado e companheirismo são satisfeitos pelo próprio Senhor. Que a aflição, a angústia e a depressão são curadas e dissipadas ao experimentar a presença e o amor de Deus.
Nestes momentos, como a aflição e a solidão tiram qualquer emoção frívola, a teoria se torna prática, a Palavra se torna vida, o louvor é real e a adoração verdadeira. O coração se quebranta e o espírito aprende o que é o temor de Deus.
É nesses momentos que temos a oportunidade de ver nascer em nós a amizade mais significativa da nossa vida, pois, como o salmista diz no versículo 14, a intimidade (amizade profunda e verdadeira) do Senhor é para os que o temem.
"Senhor, ajuda-me a não desperdiçar esses momentos de solidão, mas a te buscar com coração sincero."
Vinicios Torres
Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2012/10/16/solidao/
 
 

Quem Somos Nós?



"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus,
esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14).


Enquanto os nazistas se moviam nos Países Baixos, Henry
Kramer, um teólogo holandês, foi confrontado por um grupo de
cristãos. "Nossos vizinhos judeus estão desaparecendo de
suas casas", disseram. "O que devemos fazer?" Kramer
respondeu: "eu não posso dizer a vocês o que fazer. Eu posso
dizer-lhes quem vocês são. Se vocês souberem quem são, vocês
saberão o que fazer". Estas pessoas se tornaram parte do
Movimento de Resistência holandesa.


Refletindo sobre o texto inicial, muitos poderão pensar:
"Muitos de nossos parentes, amigos e vizinhos em geral estão
caminhando sem rumo, sem fé, sem esperança e sem salvação. A
cada passo que dão, mais se afastam do Senhor Jesus. O que
devemos fazer para mudar a situação?


Para respondermos a tal pergunta, é necessário que saibamos
quem somos. Se cremos que somos filhos de Deus, chamados com
um propósito -- pregar o Evangelho a toda criatura, então a
resposta é simples: mostrar-lhes o caminho da salvação,
testemunhar a transformação que em nós se operou pelo
Espírito Santo, compartilhar o amor de Deus e a alegria de
estar em Sua presença, relatar a felicidade que existe em
nossos corações por termos nosso nome escrito no Livro da
Vida, proclamar que o Senhor é o único caminho para a vida
abundante e eterna.


Cremos realmente que somos filhos de Deus? Ou somos alguém
que se associou a uma igreja e dela faz parte sem se
comprometer? Somos filhos de Deus ou alguém que canta em uma
banda gospel e se reúne em uma lanchonete com os irmãos,
após as reuniões, sem a percepção de que vidas estão se
perdendo e que precisam de nosso testemunho real para terem
seus caminhos mudados por Deus?


Como filhos de Deus, guiados pelo Espírito do Senhor, temos
muito a fazer... e o Senhor conta conosco para transformar o
mundo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Onde Estás?



"E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
(Gênesis 3:9)


Ao citar o texto "Adão, onde estás?" um pregador disse: "eu
divido esse texto em três partes. Primeiro, todo homem deve
estar em algum lugar. Segundo, Alguns homens estão onde não
deviam estar. Terceiro, os que estão onde não deviam estar,
irão encontrar a si mesmos onde não gostariam de estar". Se
quisermos descobrir, pela experiência, o que é o pecado, nós
nos encontraremos onde não desejamos estar, mas, se
buscarmos esse discernimento de maneira santa, para a glória
de Deus, não precisaremos experimentar o pecado porque
sabemos o resultado antecipadamente. O que aconteceu com
Adão? Ele se viu onde não desejava estar depois de comer do
fruto proibido.


Há pessoas que dizem gostar de aventuras, de viver
perigosamente. Sentem-se excitadas diante das lutas e
alimentam-se das dificuldades. Muitas vezes só enxergam o
erro quando é tarde demais.


Essas pessoas insistem em caminhar por lugares enganosos,
sentem prazer quando se vêem enredadas, regozijam-se em
falar dos livramentos. Depois, lamentam os infortúnios,
queixam-se do destino, choram as frustrações,não conhecem a
alegria verdadeira.


Os que desejam experimentar a verdadeira paz e felicidade,
que almejam trilhar os caminhos das grandes conquistas e
vitórias, que preferem desfrutar das bênçãos especiais que
Deus nos tem preparado, não sentem prazer no erro, não se
enveredam pelo caminho do pecado, sabem onde estão e onde
querem estar: na presença santa e protetora do Senhor Jesus
Cristo.


Eu não quero me esconder de Deus, não quero ficar fora de
Sua visão, não quero andar neste mundo sem estar seguro em
Suas mãos. Não quero ouvir a pergunta que Adão ouviu. Quero
que Deus sempre saiba onde estou e quero saber onde Ele
está.


E você? Deus sabe onde você está?


Canal aberto com Bruno Barbosa -- Diariamente de 10:30 às 12:00 horas


MSN: para-refletir@hotmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/ministerio.pararefletir.9

Tempo de Cumprimento da Promessa





Quebra-gelo: Você já tentou iludir alguém?

Texto: Atos 5:1-5,11-15; Gálatas 6:7.

Introdução: O povo de Israel tinha uma promessa da parte de Deus dada pelo profeta Joel de que chegaria um tempo em que o Espírito de Deus seria concedido a todos os que o buscassem. No tempo dos apóstolos, depois de muitos anos ter passado, a promessa se cumpriu. É um período de muitas surpresas agradáveis, além do povo ter comunhão com Deus, milagres têm acontecido, o povo está muito feliz.
É tão fácil ver Deus operar, participar de uma reunião com a presença de Deus, que muitos não percebem o momento especial que estão vivendo e sofrem com isso. Não conseguem ver o quanto é maravilhoso viverem num tempo onde Deus se manifesta, tratam a presença de Deus como se fosse algo comum, de maneira desrespeitosa, tentam iludir a Deus e são punidos.
É uma bênção viver num tempo onde Deus se revela e manifesta, onde as suas promessas são cumpridas, mas quando esse tempo chega precisamos:

1)Levar Deus a sério.
     Podemos levar muitas coisas na brincadeira, sem dar a devida importância, mas não a Deus.
Se você já conscientizou de que precisa de Deus, de que não é possível viver sem a presença e a bênção de Deus, deixe de brincar com Ele ou desprezá-lo. Leve Deus a sério.

2)Ser sinceros(as) com Deus.
     Ananias e Safira mentiram para Pedro, que era o líder da igreja e morreram. A mentira deles a Pedro foi considerada como uma mentira ao Espírito Santo de Deus. Não finja ser o que não é, seja sincero com Deus. Abra o seu coração e peça ajuda a Deus para ser fiel, se for preciso. Lembre-se: Deus sabe quem você é não adianta enganá-lo, e mesmo assim ele o ama e deseja ajudá-lo a mudar sua vida. Seja sincero com Deus.

3)Dedicar a Deus respeito e obediência.
     Não percebemos que desrespeitamos a Deus quando agimos como Ananias e Safira, isso é zombar de Deus. Respeite a Deus.

Conclusão: Você precisa de Deus? Quer viver com Ele? Usufruir de Sua presença? Está disposto(a) a deixar de enganá-lo e iludi-lo desprezando seus mandamentos? Quer viver bem no tempo de cumprimento das promessas? Quer entregar sua vida a Deus e respeitá-lo? Levante a mão, vamos orar.
Fonte: IMM

Correndo Atrás de Deus



Quebra-gelo: Você já gastou tempo em besteira?

Texto: Lucas 10:38-42

Introdução: Você já viu um cachorro correndo atrás do rabo? Damos risada quando vemos a cena e pensamos que tolice, mas a Bíblia mostra que muitas vezes temos vivido a nossa vida como um cachorro correndo atrás do rabo, tolamente.
Podemos pensar que não, mas a Bíblia diz que quando dedicamos nossa vida a correr em primeiro lugar atrás de outras coisas que não Deus, agimos como tolos (Lucas 12:16-21).  A vida toda teremos muitos compromissos, muitas coisas que exigirão a nossa atenção, com certeza não conseguiremos dedicar atenção e tempo a tudo, precisamos definir o que é mais importante na vida e dedicar nossa atenção a isso em primeiro lugar.
     Deus nos dá a oportunidade de conhecê-lo, nos convida a segui-lo. Conhecer a Deus é importante para você? Então:

1)Decida seguir a Jesus e aprender com Ele.
     Em Lucas 10 vemos a história de duas irmãs que tiveram a oportunidade de estar com Jesus, uma escolheu ficar envolvida com vários afazeres, enquanto a outra escolheu aproveitar a presença de Jesus e aprender com Ele. Jesus diz que essa segunda irmã é que escolheu a boa parte.
Escolha você também a boa parte, escolha conhecer e andar com Jesus.

2)Dedique tempo a isso.
     Muitos gostariam de conhecer melhor a Jesus, decidiram isso em seus corações, mas não tomam uma atitude para isso. Aja, tome uma atitude, dedique tempo a conhecer a Deus.
Decidir seguir a Jesus sem fazer isso, sem agir, não adianta nada.

3)Deus lhe acrescentará.
     Mateus 6:33 fala que se buscarmos a Deus e ao Seu Reino as demais coisas nos serão acrescentadas. Josué 14:14 fala que o monte Hebrom passou a ser de Calebe pois ele perseverou em seguir a Deus. Deuteronômio 28:1-2 diz que se ouvirmos a voz de Deus e obedecermos ao que Ele diz (guardarmos os seus mandamentos) as bênçãos nos alcançaram. Escolha a boa parte, escolha a Deus e Ele lhe acrescentará.

Conclusão: Você tem corrido na vida? Tem corrido atrás de Deus ou de outras coisas? Tem vivido como o cachorro correndo atrás do rabo? Quer mudar? Quer viver seguindo a Deus? Quer escolher a boa parte? Levante a mão, vamos orar.
Fonte: IMM

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Gato Voador




Há algum tempo alguém contou uma história que aconteceu com seu pastor. Ele viu que um gato tinha subido na árvore do quintal de sua casa. Tentou ajudá-lo a descer, mas não conseguiu.  Então resolveu amarrar a ponta de uma corda na árvore e a outra ponta no para-choque do seu carro. Foi com o carro para frente tentando fazer a árvore se encurvar até o ponto que pudesse socorrer o gatinho. Quando ele achou que estava no ponto certo para agarrá-lo, a corda se rompeu, e o gato foi arremessado para fora do quintal. Ele se sentiu péssimo vendo o gato voando para longe.

Alguns dias mais tarde, o pastor viu um pacote enorme de ração para gatos no carrinho de uma senhora da sua igreja. Ele sabia que ela odiava gatos, então perguntou-lhe porque estava comprando aquela ração. A senhora respondeu: "Pastor, o senhor não vai acreditar!  Minha filhinha estava me implorando para ter um gatinho. Então eu disse que se Deus lhe desse um, ela poderia ficar com ele. Ela se ajoelhou no quintal e orou pedindo um gatinho a Deus. Enquanto ela estava ajoelhada, um gato veio voando pelo ar e caiu em pé bem na frente dela!"


Nunca subestime o valor da oração, nem a habilidade de Deus em responder.

Você esta precisando de ajuda nesse sentido? Temos um curso sobre oração em nosso Instituto Bíblico - Personagens Bíblicos e a Oração - Dr. Donald Hubbard. Deus pode usar este curso para ajudar você a crescer em sua vida de oração! 
Deus te abençoe!
Equipe do Instituto Bíblico da BBN

A letra mata!



      Introdução
Certa vez ouvir alguém dizer que não precisava estudar a bíblia, porque o Espírito Santo ensinava a ele. Esta pessoa disse que não estudava a bíblia por que a letra mata.
Por incrível que possa parecer ainda existe pessoas com esta mentalidade.

      De acordo com o dicionário de nossa língua, estudar é aplicar o raciocínio, a percepção, a memória para aprender.
Todos os Cristãos têm muitos motivos para estudar a Palavra de Deus.
Vejamos alguns desses motivos.

 POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA?

1) Porque precisamos crescer no conhecimento de Jesus Cristo. “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade” (I Pe 3.18).

2) Porque devemos manejar bem a Palavra de Deus. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2.15).

3) Porque a Palavra de Deus é proveitosa para nos ensinar. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Tm 3.16).
4) Porque devemos ser aptos para ensinar. Como podemos ensinar alguém o que não conhecemos?
“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor” (II Tm 2.24).

5) Porque Jesus deixou o ministério do ensino. E para se exercer o ministério do ensino é preciso se ter aluno, alguém que queira aprender.
“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7).
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores [mestres] (Ef 4.11)”.
4 PRINCIPIOS TANTO PARA QUEM ENSINA QUANTO PARA QUEM APRENDE
1) Não acrescentar  nada a Palavra de Deus (Pv 30.6);
2) Não subtrair nada da Palavra de Deus (Ap 22.18,19);
3) Falar segundo as palavras de Deus (I Pe 4.11);
4) Ser cumpridor da Palavra (Tg 1.22).
JESUS E O ENSINO

Jesus muito ensinou (Mt13. 54; Mc1. 22; Lc 5.3) e ordenou aos seus discípulos a exercerem o ministério do ensino.

 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...” (Mt28. 19,20).

Alguns lugares onde Jesus ensinou

1) Junto ao Mar (Mt13.1,2);
2) Nas cidades (Lc 8.1);
3) No monte (Mt 5.1,2);
4) Nas aldeias (Lc 8.1);
5) Nas sinagogas (Mt 9.35);
6) No deserto (Mt 14.13 – 15).

Jesus é o nosso maior exemplo. Já que Jesus ensinava, nos podemos também ensinar a Palavra de Deus. Porém antes de queremos ensinarmos devemos aprender.

O crente que não gosta de estudar a bíblia tem, entre muitas características negativas, as seguintes:
1. É fraco espiritualmente;
2. Não está preparado para batalhar pela fé;
3. Não tem profunda comunhão com Cristo;
4. É alvo fácil do Diabo;
5. É imaturo
6. Não está apto para ensinar a igreja de Jesus.

A LETRA MATA

Quem pensa que não deve estudar a bíblia por que a letra mata, não pode ter uma bíblia, pois ela está cheia de letras! Aqueles que são contra o estudo da bíblia, deveria não ter aprendido nem ler nem escrever já que a letra mata!

As palavras da bíblia não mata ninguém. Ela mesma é viva e eficaz (Hb 4.12).
Vejamos de que letra a bíblia está falando em II Coríntios 3.6: “Deus nos qualificou para sermos administradores de uma nova aliança, a qual não se baseia em uma lei escrita, mas no Espírito. Pois a lei escrita traz a morte, mas o Espírito dá a vida (Bíblia fácil de ler)”.
Está claro que o texto está falando lei.  A lei de Moisés, a lei judaica.

A FRASE “A LETRA MATA”, significa que tentar ser justificado mantendo as leis do Antigo Testamento terminará em morte. Pois quem tentar viver de baixo das leis e quebrar um dos seus mandamentos, será amaldiçoado (Dt 27.26; Gl 3.10).

A função da letra (a lei judaica) era conscientizar o homem do pecado (Gl 3. 21 – 25; 1Tm 1.9). Ela mata porque, de si mesmo, nunca teve pode de dar a vida (At 13.39; Rm 3.20 – B. Anotada).

É O ESPÍRITO SANTO QUEM ME ENSINA

“Não preciso estudar a bíblia, porque o Espírito Santo quem me ensina”.

Jesus de fato prometeu que o seu Espírito ensinaria aos seus discípulos (Jo 14.26).
Agora observe que Jesus não disse que os seus discípulos deveram se recusar a prender a Palavra de Deus e ficar de braços cruzados esperando o Espírito vir lhes ensinar.
Os discípulos passaram mais de três anos estudando com o maior mestre – Jesus.

O Espírito de DEUS nos ensina através de seus obreiros dedicados ao ministério do ensino. Não era assim que o Espírito ensinava a igreja do século primeiro?

“Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra (At 6.4)”.

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (At 11.26)”.

Pergunta! Se alguém diz que não precisa estudar a Palavra de Deus porque é o Espírito que lhe ensina, por que a igreja da Antioquia foi ensinada pelos discípulos de Jesus?

O Espírito Santo nos ensina através de uma iluminação e também através daqueles que recebeu de Cristo o ministério do ensino.


Conclusão

Que Jesus tenha misericórdia daqueles que tentam esconder a sua negligencia e desobediência a traz da falsa justificativa de que a letra mata.

Devemos não somente ler e meditar, mas também estudar a bíblia, pois Ela é alimento para a nosso espírito (Mt 4.4).

Há crentes que não estudaram a bíblia por falta de recursos, até aí tudo bem. Porém aqueles crentes que tem oportunidade e recursos e não estuda a Palavra de Deus, é no mínimo negligente.

“Alguém que não está disposto a parar para aprender, também não deveria querer que os outros parassem para lhe escutar (JAS)”.
Jair Alves

Visite Diga não ao ensino religioso!! em:
http://conselhodepastorescpb.ning.com/groups/group/show?id=3937887%3AGroup%3A614788&xg_source=msg_mes_group

--
Para controlar os e-mails que deseja receber emConselho de Pastores do Brasil - CPB, vá para:
http://conselhodepastorescpb.ning.com/profiles/profile/emailSettings?xg_source=msg_mes_group

Um defeito ou uma oportunidade?


Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.

Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que ele havia sido designado a fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço.

- "Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas."

- "Por quê?" Perguntou o homem.

- "De que você está envergonhado?"

- "Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços," disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:

- "Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho."

De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.

Disse o homem ao pote:

- "Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado. Eu ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor.

Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa."

Cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a mesa de seu Pai. Na grandiosa economia de Deus, nada se perde.

Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Se os reconhecermos, eles poderão ser transformados por Deus para causar beleza. Nas nossas fraquezas o Senhor diz que seremos fortes , portanto vamos deixá-Lo agir com liberdade em nossas vidas para sermos sim transformados a Sua REAL imagem e semelhança

O Amanha é Hoje ?

Hoje Já É Amanhã?
Lembro-me várias vezes quando era criança edesejava alguma coisa que não poderia ter no momento, minha mãe sempre falava assim: “Ta bom filho, amanhã a gente vê isso!”
Quem nunca passou por isso? E como uma criança não tem noção do tempo, toda hora eu virava para minha mãe e perguntava: “Mãe, hoje já é amanhã? Eu queria que o tempo passasse logo, queria poder usufruir o que quer que fosse o meu desejo naquela época.
Hoje me peguei conversando assim com Deus. Todos nós temos promessas para nossas vidas, temos sonhos e sabemos que muitos deles vão se realizar, o difícil é a espera do hoje. Vivemos ansiosos para que o amanhã chegue e com ele nos traga as suas bênçãos e mesmo que usemos muitas outras palavras para falar com Deus, no final estamos apenas dizendo para Ele: “Pai, hoje já é amanhã?”, ou seja, será que já não está na hora da benção chegar, da provação passar, domilagre acontecer?
Mas Aquele que escreveu todos os nossos dias e a cada um deles planejou (Sl 139.16) não esquece de nada. Ainda hoje sou surpreendido e você também, creio eu, por coisas que pedimos no passado e acabamos esquecendo, mas o Deus que não se esquece nos deu no presente e o pior é que muitas vezes quando recebemos esquecemos de agradecer. Algo que era tão ‘essencial’ para nós a um tempo, hoje quando temos, é quase ‘supérfluo’.
Mas Deus não se esquece de nada, e Ele sabe que você chora por hoje ainda ser hoje e o amanhã demorar a chegar. Mas lembre-se: “esperança é esperar em algo que você não vê. Fé é a certeza de que a esperança vai se cumprir.”
E como é bom saber que Deus não se esquece. Mesmo que neste momento estejamos como uma criança agitada, olhando, perguntando, querendo que o dia termine logo para amanhã chegar, é importante saber que nossa ansiedade não fará as horas passarem mais rápidas. Àquele que escreveu todos os nossos dias, também separou o momento exato para as coisas se cumprirem, nossa tarefa e objetivo é apenas não atrapalhar os planos de nosso Pai.
“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” Salmo 139:16.
Deixe o ontem no passado, viva plenamente os desejos de Deus para o seu hoke e descanse, pois o amanhã, Ele prepara com carinho.
Na paz d’Aquele que é o inicio e o fim de tudo, inclusive da nossa vida.
Pr Felipe Heiderich
www.EuNaoEstouSo.com.br