"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai
brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios
4:18).
Certo ateu, depois de passar alguns dias com François
Fenelon, um homem de Deus, falou: "Se eu demoro mais um dia
aqui, acabarei me tornando cristão, apesar de minha
convicção ateísta". Fenelon em nenhum momento contestou o
ateu ou lhe fez proposta para deixar o ateísmo. Ele se
manteve quieto e o que estava convencendo o ateu eram suas
atitudes e sua vida santa.
Que maravilhoso é ter uma vida que glorifica o nome do
Senhor. Quando seguimos os preceitos aprendidos na Palavra
de Deus, não apenas vivemos felizes e abençoados como
alegramos e abençoamos as vidas que nos cercam.
A nossa maneira de ser e agir pode mudar o ambiente, as
pessoas, o mundo. Muitos nos olham, nos detestam ou nos
admiram, se entristecem ou se alegram, são influenciados
para o bem ou para o mal. O homem de nossa história, calado,
falava mais que uma dúzia de oradores. Nós também queremos
influenciar, convencer a todos que vale a pena ter Jesus no
coração.
Deus chamou Abrão para ser uma bênção. Chamou a mim para ser
também uma bênção. Chama a você para, da mesma maneira,
abençoar a todos que o conhecem. Nossas vidas precisam
brilhar, precisam exalar o perfume do Salvador, precisam
mostrar que a verdadeira felicidade consiste em caminhar ao
lado de Cristo.
Que a nossa vida faça brilhar os nossos caminhos. Que esses
caminhos brilhem mais e mais e iluminem a todos que por eles
passem. Que a luz do Senhor transforme a vida de todos que,
através de nós, e de outras vidas igualmente brilhantes,
sejam tocados pelo Espírito de Deus.
Que o mundo inteiro seja iluminado pelo brilho de nossas
atitudes.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Brilho Intenso
Relacionamento
Todo mundo sonha com um relacionamento perfeito e duradouro. As meninas com seus príncipes encantados, educados, gentis, sensíveis e montados em seus cavalos brancos. Enquanto os meninos sonham com as princesas sempre delicadas, femininas e eternamente apaixonadas pelo seu herói. Uma vez conquistada a princesa, o príncipe não precisa mais se preocupar em conquistá-la outras vezes… É um mundo onde não há TPM nem planos que dão errado ou falta de dinheiro.
Os contos de fadas sonhados por príncipes e princesas, geralmente começam pelas aventuras e ciladas e terminam no beijo vitorioso do “felizes para sempre”, mas a realidade do dia a dia revela outras curvas, na maioria das vezes, começando pelo beijo apaixonado e terminando nas ciladas aventureiras de um conto de fadas que não suportou a dureza da rotina da vida real.
Pelo caminho vão caindo alguns príncipes mutilados de guerra, que viraram sapos; e princesas ressecadas pela vida que viraram rainhas malucas, depressivas ou traumatizadas do “amor”.
Aos adultos que lêem este texto não preciso dizer que a vida não é um “faz de contas”, que o príncipe pode ter chulé ou acordar com mau hálito e a princesa, bem… a princesa não terá este rostinho de capa de Revista Querida para sempre, e também, nem todos os dias estará receptiva aos cortejos do “gajo”…
No entanto, não estou aqui para desacreditar o amor, nem para fazer fila aos que dizem que o amor verdadeiro não existe. Pelo contrário! Embora, segundo os números do CNB (Colégio Notarial do Brasil), que representa os tabeliães de todo o país, a quantidade de divórcios venha crescendo impressionantemente nos últimos anos, quero afirmar que é possível ser plenamente feliz em um relacionamento duradouro, sim! Encontrar alguém que queira viver a vida comum ao nosso lado é uma bênção, e também um desafio, é verdade! Afirmo que não há melhor sentimento de realização e plenitude do que tomar decisões (importantes ou corriqueiras) com quem deseja construir a mesma vida e futuro ao lado da gente.
É preciso muito esforço, vontade de aprender e, principalmente, a sensibilidade para no momento certo, abrir mão de querer ter razão sempre. Às vezes é preciso “perder” para ganhar, ou seja, entre magoar desnecessariamente e ter razão, prefira perder a razão por um momento mas valorizando a harmonia da relação.
Aprendi que existem três colunas que são a base de todo e qualquer relacionamento duradouro. Na falta de qualquer uma delas a relação pode desmoronar e provocar um grande estrago. As outras coisas são adornos, são importantes também, mas estas três são a estrutura principal. Eu os chamo de tripé Verdade, Fidelidade e Amor. Nenhum desses três pilares é mais ou menos importante que o outro, devem ser erguidos juntos, não se pode abrir mão de qualquer um deles e devem ser vividos integral e equilibradamente pelos dois lados da relação.
Faça um “pacto da verdade” com você mesmo, em primeiro lugar, e com quem deseja caminhar ao seu lado, de mãos dadas, na vida em comum. É preferível uma verdade dolorida e curadora do que uma mentira enganosamente anestesiante que não cura ou trata a ferida aberta. A verdade sempre dita com o coração aberto produz confiança e libertação.
Por outro lado lembre-se que a verdade jamais deve ser dita sem amor, por vingança e/ou para ferir. Não use a verdade para o teu próprio interesse, mas deixe que ela conduza o teu coração. No caminho da verdade podemos perceber claramente por onde estamos caminhando e fazendo outras pessoas caminharem conosco. Longe da verdade todos os caminhos ficam turvos e perigosos.
Fidelidade não é só não trair, não saindo ou ficando com outra pessoa. Também, mas não somente isto. Fidelidade é sobretudo, manter o vínculo vivo, a cumplicidade apesar de todas as forças, sentimentos e situações que nos tentam ao contrário. O coração inviolável não é aquele que não passa pelo medo da tentação de ceder, ainda que só por um momento, mas sim aquele que da fraqueza consegue reunir forças para dizer: “não!” e permanecer fiel até o fim.
Muitos pensam que nunca traíram seus parceiros, tão somente porque nunca tiveram um relacionamento físico extraconjugal. O problema é que a traição também pode acontecer no nível emocional, pode-se trair muito mais profunda e perigosamente ao deixar a mente e o coração vagarem para além da pessoa com quem prometemos viver a vida em comum. Tome cuidado para não trair seu/sua parceiro/a com família ou amigos. A fidelidade conjugal prioriza a pessoa amada em todas as situações.
A fidelidade é parceira, é cúmplice e deseja o bem mútuo. A fidelidade não é egoísta, antes, pelo contrário, pensa no melhor para os dois lados, sempre. Ainda que se tenha de abrir mão de algum projeto ou desejo pessoal/particular.
O amor é sempre respeitoso e entende os limites. É paciente, sabe esperar a hora certa, não de forma doentia, mas alegre e esperançosamente. O amor pode ser confundido facilmente com paixão, mas o amor verdadeiro jamais acaba. Paixão é enfeite, tempero, fumaça, mas o amor é coluna.
No amor não há medo, não há agressão, não há tortura física ou psicológica. Ao mesmo tempo o amor sabe perdoar o imperdoável, consegue crer no inacreditável. No amor não há vergonha, nem exposição de intimidades constrangedoras. O amor faz valer a verdade e a fidelidade dedicada. Um alimenta o outro. O amor dá sabor e calor, aconchego.
Relacionamento não é só o início, mas o todo, durante a vida toda. É feito de bons e maus momentos, alegres e tristes, mas enquanto há vida nos dois ainda dá tempo de erguer as colunas que faltam ou solidificar alguma delas que esteja vulnerável. Leva tempo, eu sei, mas é melhor começar de uma vez, mesmo que seja por apenas um dos lados e, enquanto se constrói, fazer o convite do que deixar a vida passar e não construir nada.
O Deus que criou relacionamentos possíveis te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!
pornografia no meio cristão
A maioria dos pastores acredita que a pornografia tem impactado negativamente a vida dos membros de sua igreja, mas quase metade deles não consegue estimar quantos de seus fiéis tem acesso regular a material pornô.
Esta é a conclusão de uma pesquisa recente realizada pelo centro de pesquisas da LifeWay, que entrevistou 1.000 pastores nos EUA.
Quando questionado se a pornografia tem afetado negativamente as vidas dos membros de suas igrejas, 69% dos pastores ??concordaram. Destes, 42% concordaram plenamente e 27% dizem concordar apenas parcialmente. Há 9% que discordam parcialmente e 8% discordam totalmente. Apenas 14% não sabem ou preferiram não responder.
“A maioria dos pastores conhece os efeitos venenosos da pornografia”, explica Ed Stetzer, presidente da LifeWay. ”Eles viram que isso só serve para destruir casamentos, afundar vidas e deformar a moral quando se trata de sexualidade.”
Quando solicitados a estimar o percentual de homens em suas congregações que veem pornografia toda semana, 43% são souberam ou não quiseram responder. Entre os que se dispuseram a fazer uma estimativa, 62% dos pastores acredita que menos de 10% da congregação. Cerca de 24% dos sacerdotes dizem que de 10 a 24% dos seus membros veem, enquanto 10% dos pastores estimam que entre 25 e 49% dos fiéis tem esse hábito e apenas 4% dos pastores admitiram que 50% ou mais dos cristãos gostam de ver pornografia.
Os números são semelhantes quando os pastores foram questionados sobre o hábito das mulheres de suas igrejas em ver pornografia. Quarenta e quatro por cento dos entrevistados são incapazes ou não sabem estimar quantas fiéis em suas congregações gostam de ver pornografia ao menos uma vez por semana. Entre os que admitem o problema, 87% dos pastores acreditam que menos de 10%, apenas 10% dizem que de 10 a 24% da congregação e 3% estimam que entre 25 e 49% das cristãs de sua igreja tem esse hábito. Nenhum dos entrevistados disse que 50% ou mais membros da igreja fazem isso.
Estatísticas de outros estudos similares, entretanto, sugerem que os pastores tendem a subestimar os efeitos da pornografia entre seus fiéis.
Estima-se que 43% das pessoas que usam a internet visitam sites pornográficos. Cerca de 40 milhões de americanos visitam regularmente esse tipo de site. Imagens ou filmes pornográficos representam 35% de todos os downloads da internet. Dos 40 milhões de visitantes regulares, 33% são mulheres. Cerca de 70% dos homens com idade entre 18 e 24 visitam sites pornográficos pelo menos uma vez por mês.
“Embora geralmente os pastores saibam que a pornografia é prejudicial, muitos parecem não perceber que isso está chegando até a casa de seus membros”, disse Stetzer. ”Um grande número de membros de igrejas estão incluídos na estatística que mostra que quase metade dos usuários da Internet visitam sites pornôs. Ficamos surpresos que muitos líderes não puderam ou não quiseram pensar seriamente sobre como a pornografia é difundida dentro da igreja. Se um terço acha que menos de 10% dos homens estão olhando pornografia e quase metade dos pastores não tem certeza, podemos perceber claramente uma falta de consciência sobre a presença do pornô em seus lares. Estudos anteriores mostram que os cristãos comprometidos se mantêm mais afastados da pornografia, mas essa questão ainda é um grande problema que a igreja deve enfrentar”.
Recentemente, o pastor Ed escreveu um artigo que foi publicado no Enrichment, uma revista publicada pelas Assembleias de Deus, onde dizia: “A igreja recebeu tudo que é necessário para lidar com a sexualidade dentro de uma perspectiva bíblica. As Escrituras ensinam claramente o plano de Deus para o sexo. No entanto, nós tropeçamos desajeitadamente no lidar com essas questões. Se a igreja se recusa a abordar de frente esse tipo de assunto, não somente nos tornamos irrelevantes, mas deixamos muitas perguntas sem resposta. Assim, nunca vamos resolver esse problema”.
Ele questiona ainda a dificuldade ou simplesmente o silêncio total sobre o assunto nos púlpitos da maioria das igrejas. Parece que o assunto ainda é tabu ou, no mínimo, desconfortável para a maioria dos pastores pregarem a respeito ou discutir abertamente com os membros de suas igrejas.
Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de Charisma News
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
A Graça É Muito Maior!
foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos
serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa
abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça"
(Romanos 5:19, 20).
Em um de seus devocionais, E. Stanley Jones, missionário
Metodista para a Índia, escreveu: Os primeiros cristãos não
falaram, com desânimo: "Olhem em que o mundo se
transformou", mas com deleite: "Olhem como o mundo pode ser
transformado". Eles não viram simplesmente a ruína, mas o
recurso para a reconstrução da ruína. Eles não viram
simplesmente a abundância do pecado, mas, que a graça era
muito mais abundante.
E nós, como vemos o mundo? O que estamos fazendo no mundo?
Temos sido transformados por ele ou, na força do Senhor,
temos nos esforçado para transformá-lo?
É grande o pecado no mundo, porém, muito maior é a graça
maravilhosa do Senhor Jesus que nos livra do pecado e nos
conduz à vida eterna. É muito grande a falta de amor entre
os homens, porém, o amor do Senhor pode mudar todas as
circunstâncias e fazer desaparecer o ódio que move aqueles
que não conhecem a Deus. É imensa a incredulidade reinante
nos corações de muitos, porém, o nosso testemunho de fé pode
fazê-la desaparecer por completo.
O egoísmo, a vaidade, a avareza, e muitas outras coisas, têm
arruinado o mundo em que vivemos. Mas, nem tudo está
perdido. Podemos reconstruí-lo, podemos dar-lhe novas cores,
podemos proclamar a graça abundante do nosso Salvador.
Com Cristo no coração, tudo se resolve. Onde há angústia
abundante, pode haver júbilo e contentamento muito maiores.
Onde o desânimo é abundante, pode haver estímulo e confiança
sem limites. Onde as necessidades são muitas, pode haver
abundância da provisão celestial.
Você tem desfrutado da incomensurável graça de Deus?
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Os desejos errados nos levam aos vícios desenfreados
Os desejos errados nos levam aos vícios desenfreados, e de todos os desejos do homem o amor é o mais freqüente. Amores que se vão provocam terrores familiares, na humanidade, na política, imprensa e outros. O que torna amores diferentes? Porque o amor cristão é tão diferente do amor carnal? O que fazer quando o amor acaba?
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelO divórcio tem crescido a cada dia não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Países onde nem se podiam pensar nisso hoje já é um tema discutido. Em cidades do interior brasileiro, por exemplo, esse era um tema que não podia nem ser falado, hoje já é corriqueiro encontrar casais e mais casais divorciados. A nova família vem para mostrar que o divórcio é cada dia um ato “normal” no meio da sociedade. O amor realmente pode acabar.
Se amar é entender a nós mesmos para compreender o outro, como pode acabar? É uma pergunta muito comum nos consultórios e gabinetes de aconselhamento.
Amar é desenvolver a disciplina da doação. Essa é a maior causa do fracasso amoroso em nosso século. Queremos receber ao máximo, porém doar jamais. Doar é uma capacidade que precisa ser desenvolvida no cotidiano, com a educação e com a convivência. Esquecemos que doar é um ato de vida que já começamos a recebendo da mãe e pai e de Deus. Ao doarmos amor recebemos de volta mais amor. Ou seja, quanto mais dou amor a probabilidade do retorno ser amor é muito maior. Só que quando doamos amor também vão junto nossas mazelas, experiências ruins e indesejáveis. Nosso lixo emocional não nos abandona, temos que conviver com ele e muitas das vezes ensinar os outros a viver com eles também.
Um exemplo de amor são as canções. Só que nelas o amor é sempre fracassado, se é respondido ela não dá sucesso. O amor é sempre um retrato de tristeza, traição, desilusão. Não é nada bom nem um exemplo a ser seguido. Então como todos nós temos um amor não respondido essas musicas enchem nossos corações nos deixando felizes por não ser apenas nós a sofrer por amor. Por estas e por outras a noticia mais comum é: – o amor acabou, está morto. Então passamos a nos dedicar a animais irracionais ao invés de pessoas como nós mesmos. É mais fácil de lidar, não reclama, e lançamos sobre ele raiva, rancor palavras de afeto, achando que ele pode corresponder de forma satisfatória ao amor humano e ao relacionamento saudável.
É provável que no decorrer do tempo tenhamos feito pouco caso do amor. Deixamos que ele se esfrie como se fosse um sentimento comum e banal. ”[...]E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus 24:12) A forma irresponsável como temos levado a vida tem derrubado a fortaleza do amor. A forma como namorarmos, como conquistamos tem levado o amor a um segundo plano. A conquista tomou ares banais, a minha garota e ou garoto, não existe mais, somos de todos e todos de um. Não há alguém de alguém. Somos de todos até que um dia eu me descubra velha e sem companhia a procura de um verdadeiro amor pelo caminho. Muitas das vezes não encontrando, pois o tempo somente nos marcou com formas de amar erradamente.
Amar um outro ser humano é uma das práticas mais difíceis. Nunca foi fácil, mas no nosso mundo superficial ainda tem sido pior. Tenho medo que com o tempo os jovens não conheçam mais o amor verdadeiro, duradouro que complete o outro.
O amor romântico não pode acabar ele alimenta nossa fantasia diária, alimenta nossa jornada dura do dia-a-dia. Ele faz com que nós casados voltemos sempre para casa na expectativa de recomeçar, acertar depois que errou. Amor romântico não é aquele da (o) amante. É o amor casal, amor família. Em filmes e novelas só há amor romântico nos amantes, na infidelidade. Não creio nisso, mas é a forma de amar que o cinema e a tv tem nos pregado durante muito tempo e temos acreditado neles.
O cristão ainda pode se alegrar em sua crença. O amor está no ar dentro das casas, por mais que satanás tende destruí-lo. Ainda vivemos esperando o nosso dia acontecer, por mais que alguns caiam pelo meio do caminho. Ainda conseguimos perdoar enquanto todos pregam que não vale a pena.
Nossos corações ainda estão aquecidos pelo sangue do Cordeiro Jesus Cristo. Ainda acreditamos que é possível amar, ser amado e ter uma família como meio de propagação da paz, fidelidade e felicidade. O perdão é a peça fundamental para amarmos um ao outro. E só consegue perdoar e voltar a conviver bem quem tem o sangue do cordeiro sobre sua vida.
O amor que aprendemos com Cristo não está baseado em conquista de pessoas para posse momentânea, mas uma conquista para crescimento familiar, para vida longa. O amor cristão é a comunhão e não a divisão. Recebemos tão grande amor em Cristo que somos constrangidos a amar o próximo, amar a família e perdoar as falhas e contendas que surgem a o longo do dia.
O homem atual tem medo de amar e sofrer, não ser correspondido. Em certos momentos o amor pode representar uma ameaça as nossas próprias vontades. Se tivermos a humildade de deixarmos estes sentimentos inundar nossa vida veremos o quanto vale vivermos o amor.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
FILHO EM CASA
"O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre." (João 8:35 ARA)
Eu ainda não passei por isso, mas recentemente um amigo próximo casou a filha mais velha. O drama, segundo nos contou, foi olhar para o quarto dela desocupado e pensar que ela não vinha para casa no final de cada noite. Os meus filhos ainda são adolescentes, mas às vezes me pego pensando nisso e me aperta o coração. Minha filha mais velha está no ensino médio e vai para a facudade em pouquíssimos anos.
Imagine o coração de Deus, se o coração de um pai terreno, humano, limitado e falho como o nosso sente isso. A cultura da época em que este versículo foi escrito, certamente era diferente do que temos hoje. Vivemos dias de globalização e mudar de cidade ou até mesmo de país se tornou muito fácil. Os filhos em nossos dias esquecem que têm ou tiveram pais com mais facilidade. Nem sempre foi assim.
O conceito apresentado neste versículo é de casa no sentido de descendência ou de herança familiar. Mesmo morando em outra edificação, os filhos são de casa para sempre. A casa do pai é a casa dos filhos, mesmo que os pais sejam velhos e de pouca capacidade. Se isso não tem sido verdade em nosso tempo, não é culpa de Deus nem da Sua Palavra E COM CERTEZA será verdade na morada eterna. A Casa Eterna do Pai Celestial é para Seus filhos para toda eternidade. Não é apenas a casa que é eterna, mas a permanência dos filhos também.
Além disso, há um sentido adicional que merece ser lembrado. Filho é filho para sempre. Rompendo relações com o pai ou não, jamais deixa de ser filho. Do mesmo modo o pai jamais deixa de sê-lo, pois não há como cancelar paternidade. Lementavelmente alguns se comportam como se tivessem conseguido algo assim, mas não passa de um comportamento, e aliás, impróprio.
Deus nos toma por filhos em Jesus Cristo e por causa disso temos herança com Ele. Assim sendo, sugiro começar agora mesmo a se preparar para viver para sempre na Casa Dele.
"Pai, obrigado por ter lugar para mim em Teu Coração e na Tua Casa. Te agradeço pois entendo que estarei contigo para sempre, pois sou Teu filho. Aleluia."
Mário Fernandez
Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Ele Pode... Ele Quer!
"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus"
(Filipenses 4:19).
"Deus se satisfaz com Ele mesmo e é suficiente para Sua
própria felicidade. Seguramente, então, existe suficiência
nele para preencher a criatura. Quem enche um oceano poderá
encher um balde; quem enche um galão, poderá encher um
quartilho; os recursos que custearão as despesas do
imperador são suficiente para um mendigo ou homem pobre".
(C. H. Spurgeon)
O nosso Deus é Todo Poderoso! Tudo é possível para Ele! E
tudo é possível ao que crê nele! Não há nada que Ele não
possa fazer e não há nada que não possamos contar com Ele.
Ele é o nosso Ajudador e nós almejamos que Ele nos ajude...
sempre.
De que estamos necessitados? De dinheiro? Ele é o dono de
todo ouro e prata deste mundo. De saúde? Ele é o Deus que
sara; é o Médico dos médicos. De encontrar a salvação? Ele é
o Caminho para a vida eterna!
Ele pode transformar um perdedor em um verdadeiro campeão.
Ele pode tomar a vida de uma pessoa angustiada e destruída e
fazê-la forte e vitoriosa. Ele pode fazer de um inimigo
perseguidor, um grande amigo e missionário a Seu serviço.
Muitas vezes perdemos as esperanças, nos desiludimos,
deixamo-nos abater pelo desânimo, deixamos de perseverar
porque achamos que não há solução para nossos problemas.
Isso não é verdade! Há solução, sim! Há uma bênção à nossa
espera! Ela está bem perto de nós. Nós a encontraremos logo
que dobrarmos a esquina da fé. Encontraremos ali o Senhor
que tudo pode. Ele pode nos abençoar, pode nos renovar, pode
nos transformar, pode satisfazer todas as nossas ansiedades,
pode suprir-nos em tudo. Ele pode! Ele quer!